Nacional
Compartilhar

Crescimento da montaria em touros no Brasil é destaque nos EUA.

festa do peao de barretos 2012 paulo lima

 

O Brasil voltou a ser destaque esta semana depois de reportagem mostrando o crescimento do esporte de montaria em touro publicada nos Estados Unidos. Escrita por Keith Ryan Cartwright, o texto fala sobre a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, a transmissão pelas redes de televisão brasileira, aumento do público, criação de empregos entre outros.

A reportagem compara a quantidade de espectadores nos torneios. Nos EUA, por exemplo, mais de dois milhões de pessoas assistem ao Built Ford Tough Series e Touring Pro Division enquanto aqui são mais de 30 milhões de torcedores em 1,8 mil rodeios todos os anos. Só nos torneios realizados pela PBR Brasil, como o Brahma Super Bull e Copa Brahma Barretos, são mais de 13 milhões de torcedores até o final da temporada.

“Você vê 45.000 pessoas na arena e mais 40.000 em torno dela”, disse o CEO da PBR, Jim Haworth, que recentemente participou de um evento da PBR Brasil realizada em conjunto com Festa do Peão de Barretos. “É fenomenal”.

De acordo com pesquisa realizada pela Price Waterhouse Corp, uma empresa de finanças corporativas, o evento em Barretos atrai 800 mil turistas por ano e cria mais de 15 mil empregos temporários durante uma semana. Ainda segundo a PwC, 71% dos trabalhadores temporários em rodeios ganham três vezes o salário mínimo neste período.

De acordo com Haworth, que tem extensa experiência em negócios internacionais, quando se trata de crescimento econômico, a maioria das empresas globais estão se concentrando na China, Índia e no Brasil, que tem a pecuária como fonte financeira e o estilo country como cultura. “Nós já estamos no Brasil”, disse ele, “e temos um verdadeiro negócio e um esporte de sucesso”.

Haworth ainda acrescentou que, como o esporte continua a crescer e ganhar popularidade em toda a América do Sul – a pesquisa da PwC mostra os índices de audiência para eventos Brahma Super Bull PBR que cresceram 170% de 2011 a 2012, a tendência é que os campeonatos promovidos pela PBR possam chegar a vários outros países, como a China, fortalecendo a modalidade em todo o mundo.

As etapas do Brahma Super Bull PBR são transmitidas em emissoras de TV aberta, como a Rede TV, e também em todo o continente por meio dos canais fechados Globosat HD e Canal Rural. Para Haworth, o sucesso desses programas e o índice de audiência são referências ao significado histórico da montaria em touro no Brasil. “É algo cultural”, diz.

“Em 2014, o país vai sediar a Copa do Mundo de futebol, e em 2016, será o anfitrião para os Jogos Olímpicos. Quanto mais as pessoas se familiarizarem com a economia brasileira, mais elas vão se surpreender ao descobrir a enorme popularidade da PBR Brasil, que muito tem ajudado a promover este esporte”, finalizou Haworth.

Por: Jorge Cardoso

Foto: André Silva

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial