O fenômeno climático conhecido como El Niño “deve se desenvolver ao longo de setembro” e persistir pelo resto do ano, disseram nesta quinta, dia 6, meteorologistas do Centro de Previsão Climática da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês).”
A maioria dos modelos dinâmicos e cerca de metade dos modelos estatísticos agora preveem a manifestação do El Niño”, destacou o NOAA.O El Niño costuma se caracterizar pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico equatorial, com efeitos diversos em diferentes regiões.
Conforme o NOAA, o El Niño provoca temperaturas altas e clima seco em regiões normalmente úmidas, como a Indonésia e a Austrália. Enquanto isso, locais que costumam registrar clima seco, como o oeste da América do Sul e o sudoeste dos Estados Unidos, tendem a ter muito mais umidade do que em anos sem El Niño.
O oeste do Canadá e do Alasca e áreas do Meio-Oeste dos Estados Unidos costumam registrar um inverno muito mais quente do que o normal. Já o sudoeste dos EUA costuma ter clima úmido e temperaturas baixas ao longo de grande parte do inverno em anos com El Niño.
Foto: Diogo Zanatta