A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) registrou aumento significativo nas cargas de grãos provenientes de outros Estados em 2012.
Segundo dados do sistema Carga On-line, o número de caminhões originários do Rio Grande do Sul que descarregaram em Paranaguá quase triplicou este ano em relação a 2011. Os caminhões provenientes de Mato Grosso aumentaram 64%. De janeiro a setembro, foram liberados para descarga no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá 283,2 mil caminhões carregados com grãos – número 18% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O Paraná ainda é a principal origem das cargas, mas é notável o crescimento de carregamentos vindos de outros Estados.
– Estes números são reflexos dos esforços do governo do Estado para recuperar cargas para os portos paranaenses. O trabalho sério, com objetivo e principalmente ouvindo as demandas do setor produtivo, tem aumentado a confiança do exportador que, aos poucos, volta a escoar seus produtos por Paranaguá – afirma o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.
Governo do Estado do Paraná e RuralBR
Foto: Nauro Júnior