Animal da raça Girolando, a vaca Dengosa produziu 103,3 kg de leite em único dia durante competição no evento
Representante da raça Girolando, Dengosa é um animal de destaque. A vaca já era a detentora atual do recorde de produção de leite, mas conseguiu bater seus próprios números, ao atingir 103,3 kg em apenas um único dia. Dengosa ainda ficou com o título de campeã do Torneio Leiteiro da exposição ao finalizar a competição com a média diária de 94 kg, após 10 ordenhas. Seu pico de lactação foi de 34,600 em apenas uma ordenha.
A segunda colocação ficou com o Animal Ramada, que finalizou a disputa com a média de 74,4 kg.
Entre as vacas Holandesas, que também disputavam o torneio, o primeiro prêmio ficou com Tiazinha, que alcançou a média de 62,600 kg
Já na disputa entre as novilhas, o primeiro lugar ficou com a Girolando Artemina, com a média de 56,3 kg e a segunda colocação para a vaca holandesa Rubi, com 43,23 kg.
“Foi uma competição rara, com animais destaque. Tivemos inclusive a quebra de um recorde, com o animal Dengosa, que já era a atual detentora, que é só um exemplo do nível da competição aqui na Expo Rio Preto”, afirmou o juiz Fábio Renato de Carvalho.
A premiação do torneio ofereceu uma moto para o primeiro colocado, uma ordenha para o segundo e R$ 1.000,00 para o terceiro.
Foto: André Silva