Seguindo a tendência dos maiores mercados de cavalos árabes no mundo, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) irá reintroduzir as corridas como forma de ampliar o leque de opções para o uso e comercialização da produção de seus criadores associados. As corridas terão início em setembro e acontecerão no Hipódromo de Cidade Jardim – Jockey Clube de São Paulo.
O cavalo árabe brasileiro entrará nas corridas em um momento especial do setor: hoje, a modalidade esportiva representa um mercado em franca expansão da raça no mundo. Segundo a International Federation of Arabian Horse Racing Authorities (IFAHR), a raça corre regularmente em 17 países da América do Norte, Europa, Oriente Médio e Austrália. Em 2012, ocorreram 472 páreos de puros sangues árabes, o que gerou mais de € 7 milhões em premiação aos ganhadores. As provas serão compostas com puros sangues árabes de três anos em diante. Poderão ser garanhões, fêmeas e castrados, mas devem estar domados e apresentarem boa índole.
Os páreos terão distâncias de 1.200 metros a 2.000 metros em areia ou grama, de acordo com que é realizado em todos os 17 países que correm regularmente com cavalos árabes.Em um primeiro momento, os páreos serão formados por faixas etárias e sexo. Em seguida, a tendência é que sejam formados páreos de Handicap que obedecerão às normas do Código Nacional de Corridas. Um ou dois grandes prêmios ainda devem acontecer em novembro deste ano. Mais informações estõa disponíveis no site da ABCCA.
Fonte: ABCCA
Foto: Divulgação