As provas do Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha, que acontecem em Avaré, interior de São Paulo, entre os dias 16 e 22 de abril, são inspiradas na vida do campo. Algumas modalidades reproduzem o dia a dia nas fazendas. E como muitas vezes as crianças ajudam os adultos nas tarefas, o mesmo acontece durante a competição.
As atividades do cotidiano das fazendas requerem concentração, técnica, raciocínio rápido e agilidade. Quando dois cavaleiros têm um minuto e meio para conduzir 10 cabeças de gado de um lado para o outro, aí deixa de ser trabalho para virar um esporte.
No Ranch Sorting, uma das modalidades disputadas no congresso, as provas atraem público de todas as idades. Pais e filhos assistem à competição. Mas os pequenos não se contentam somente em ficar na arquibancada. As crianças também competem. Aos onze anos, João Pedro Sierra está junto com o pai apartando o gado. Mais importante do que vencer, é manter a família unida.
Nas pistas, circulando entre os competidores, percebe-se que o amor aos cavalos não tem idade. O motivo de as crianças começarem tão cedo no esporte é o incentivo que vem de casa.Os amantes do Quarto de Milha costumam dizer que fazem parte da família quartista. Pais, mães, filhos e cavalos. A mistura perfeita para levar adiante sonhos e desafios e garantir o futuro da raça e do esporte.
Fonte: Canal Rural
Foto: divulgação/ABQMN