Nesta terça, dia 20, foi realizado em São Paulo, o Seminário “Água e Agricultura”, que reuniu especialistas em recursos hídricos e recuperação de mananciais. A preocupação com o abastecimento de água para agricultura vem crescendo no Brasil, motivada também pela aplicação do Código Florestal Brasileiro. O país ainda está longe dos índices positivos de países com os Estados Unidos, mas exemplos positivos começam a se multiplicar.
A aproximação do produtor rural com o meio ambiente foi destaque no seminário “Água e Agricultura”. Especialistas, organizações não governamentais e representantes do governo debateram a relação direta dos recursos hídricos com a agricultura, maior consumidora de água doce no Brasil.
– O setor governamental precisa acompanhar estas mudanças, além do setor financeiro, setor regulador. Não adianta um fazendeiro, produtor ou mesmo uma empresa tentar mudar a realidade sozinha, processo tem que envolver a sociedade inteira e vai um tempo, mas a gente começou bem – comemora diretor executivo conservação internacional, André Guimarães.
O superintendente de regulação da Agência Nacional de Águas, Patrick Thomas, falou sobre os desafios para colocar o Brasil em posição de destaque mundial na preservação de recursos hídricos.
– É preciso uma gestão descentralizada, participativa nos comitês, bacia com instrumentos da política, planos de bacias. Só assim nosso país poderá crescer, se desenvolver e não ficar sem água – destaca.
Fonte: Canal Rural
Foto: Gilmar de Souza