Sertanejo Raiz
Compartilhar

Sertanejo Raiz – Anos 70, as grandes mudanças da música sertaneja

Olá amigos do Sertanejo Oficial e amantes da música sertaneja, vamos contando um pouquinho mais da história da nossa música sertaneja e suas curiosidades.

Os anos da década de 1970 foram de grandes mudanças na música sertaneja, onde aconteceram os últimos suspiros de uma época áurea. O movimento de “modernização” da música caipira com o nascimento do chamado “jovem sertanejo”, trouxe instrumentos eletrônicos e composições que fugiram um pouco do ambiente e da vida do homem do campo.

Por outro lado marcantes acontecimentos carimbaram esta década, como o surgimento do programa “Linha Sertaneja Classe A” em 1973 e do programa “Zé Béttio” pela Rádio Record de São Paulo, os quais foram líderes de audiência durante muitos anos.

Sertanejo Raiz - Anos 70, as grandes mudanças da música sertaneja

Apesar de toda essa modernização ainda surgiram boas duplas defendendo a tradição caipira, como Taviano e Tavares, Zé do Cedro e João do Pinho, Ronaldo Viola e João Carvalho, João Mulato e Douradinho, Irmãs Freitas, André e Andrade, Cacique e Pajé, Lorito e Loreto, etc.
Já na categoria moderna surgiram Milionário e José Rico, Trio Parada Dura, João Mineiro e Marciano, Duduca e Dalvan, Juliano e Jardel, Joaquim e Manuel, entre outros.

Cézar e Paulinho também surgiram nesta época. Iniciaram cantando músicas raízes, depois também aderiram ao movimento modernista.
Em 1974 o cantor Renato Teixeira gravou a música “Romaria”, a qual serviu pra ganhar mais espaço e quebrar certos preconceitos que ainda existiam em relação ao caipira.

Também nesta década que começamos perder nossos grandes nomes que marcaram época, como por exemplo: Raul Torres, Zé Carreiro, Alvarenga, Marrueiro, Capitão Furtado, Serrinha, etc.

Outro grande acontecimento nesta década foi a apresentação da dupla Tonico e Tinoco no Teatro Municipal em 1979, coisa que jamais acontecia: uma dupla caipira adentrar o Teatro Municipal de São Paulo. E pra surpresa de todos foi o maior sucesso, e o fracasso que o pessoal do teatro esperava como certo não aconteceu.

Amigos, semana que vem tem mais curiosidades e histórias da nossa música sertaneja grande abraço.

Parte 6: Década de 1980 e os grandes acontecimentos na história da música sertaneja

Parte 4: Anos 60, a primeira fase de adaptação da música caipira!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial