Últimas Notícias
Compartilhar

Ministério Público de São Paulo investiga Villa Mix por suspeita de discriminação

A casa noturna Villa Mix está sendo investigada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.

Ministério Público de São Paulo investiga Villa Mix

Foi instaurado nesta semana, inquérito civil para verificar se a casa noturna Villa Mix pratica discriminação racial, social e estética. A suspeita é de que funcionários da casa estariam analisando a cor da pele, classe social e beleza das pessoas que freqüentam o local, não permitindo que, pessoas diferentes do padrão que eles idealizam como o melhor, possam freqüentar a casa.

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) vai instaurar inquérito para apurar a veracidade dos depoimentos e a casa noturna tem vinte dias para prestar esclarecimentos à Promotoria de Direitos Humanos e Inclusão Social sobre os fatos relatados. A casa noturna, através de seu advogado, afirmou que eles não foram notificados e negou ainda que tenha sido praticado qualquer tipo de discriminação.

O inquérito traz relatos de pessoas que afirmam terem sido barradas por não serem “bonitas o suficiente”, ou não fazerem “parte do perfil” da casa ou até pessoas que ouviram que “aqui não é lugar para você, volte para sua casa”.

A promotora de Justiça Beatriz Helena Fonseca acredita que os funcionários da casa noturna tenham praticado discriminação por várias vezes. “A análise dos documentos juntados demonstra a prática reiterada de discriminação racial, social e estética por parte da representada. Essa escolha de ‘quem entra e quem não entra’ tem a função de segregar e marcar a divisão entre pessoas que, embora morem na mesma cidade, não possuem a mesma classe social, a mesma cor de pele, o mesmo peso, ou a mesma beleza considerada como ideal pela representada.” A promotora afirma ainda que a prática fere os princípios da Constituição. “É evidente que a mencionada prática é discriminatória e fere os princípios constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana. Considerando que a Constituição Federal erige a dignidade da pessoa humana como um dos fundamentos da República brasileira. Considerando que a República Federativa do Brasil possui como objetivos fundamentais: construir uma sociedade livre, justa e solidária (…). Diante desta situação, não pode o Ministério Público omitir-se.”

villa mix

Foto: Reprodução

Relatos de pessoas que sofreram discriminação na casa noturna estão em uma comunidade em uma Rede Social, a página foi intitulada de “Boicote ao Villa Mix”. Na página existem também relatos de supostos ex-funcionários dizendo afirmando que eram orientados a selecionar os clientes por critérios de raça, posição social e beleza.

Embora a casa noturna Villa Mix afirme através de seu advogado que não tenha sido notificada a prestar esclarecimentos perante o Ministério Público, eles enviaram uma nota se posicionando diante dessa polêmica.

NOTA:

“No que diz respeito à alegada denuncia registrada no Ministério Público do Estado de São Paulo, cumpre ressaltar, que até o presente momento a empresa JHLS Lanchonete e Choperia Ltda., sequer foi citada para responder qualquer inquérito perante o Ministério Público. Dessa forma, o “Villa Mix” no momento em que receber a intimação do mesmo, apresentará a sua defesa e as provas necessária para por termo a discussão.

Demonstrando que age e sempre agiu, de acordo com os princípios da legalidade e da boa-fé.

Ademais, a casa não pratica NENHUM CRIME de discriminação, como absurdamente alegado, tanto que há freqüentadores de todas as raças, estaturas, idades e etnias. Ocorre que, a casa trabalha de acordo com seu alvará de funcionamento, a fim de que todos tenham um ambiente confortável para assistir os shows oferecidos e momentos agradáveis de diversão, com segurança. Deve-se instar ainda que pelo alto padrão de qualidade oferecido, nos dias que o estabelecimento está em funcionamento, sua lotação é muito rápida e assim não há como atender a todos os que procuram a sua prestação de serviços.

O “Villa Mix” se trata de uma casa noturna, aberta no ano de 2011. A ilibada reputação e a excelência no tratamento ao público não deixa dúvidas ao passo que a casa conta com mais de 160.000 seguidores e realiza shows com os maiores cantores da música sertaneja do Brasil.

Por fim, o “Villa Mix” se coloca à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial