Daniel
Compartilhar

Em Memória de João Paulo, eterno parceiro de Daniel

saudades de joao paulo

Em Memória de João Paulo, eterno parceiro de Daniel.

José Henrique dos Reis nasceu em Brotas (SP), em 28 de julho de 1960, mas se tornou conhecido do grande público como João Paulo, parceiro de Daniel.

Em busca do sucesso em uma época totalmente diferente da atual, em um segmento que ainda sofria muitos preconceitos, eles formaram a dupla em 1980. Antes, João Paulo formava com o irmão Francisco a dupla Neri & Nerinho e Daniel cantava em rodas de viola e festivais na região de Brotas, desde menino.

De rivais nas apresentações que faziam em circos, praças e festivais, passaram a formar uma dupla, com o objetivo de gravar um disco, o que aconteceu com ajuda de amigos, pela gravadora Continental Chanceler.

Durante a carreira, foram nove álbuns gravados, o primeiro em 1985, com o título de “Amor, Sempre Amor”, coseguido com muito suor.

O último teria o título de “Amigo é Coisa pra se Guardar”  e foi lançado após a morte do cantor.

Fatalidade

Em 12 de setembro de 1997, no momento em que a dupla se consagrava em todo o Brasil, veio a fatalidade. No retorno de um show, a caminho de Brotas, na Rodovia dos Bandeirantes, seu carro capota, e tem início imediatamente um incêndio. João Paulo, preso nas ferragens, não consegue sair do automóvel em chamas.

O enterro comoveu o país inteiro e foi acompanhado por milhões de pessoas. No cemitério de Brotas, milhares de pessoas também compareceram, prestando uma última homenagem. Entre os presentes, Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo e Cezar & Paulinho, entre outros famosos.

Hoje, Daniel segue carreira solo, mas em todos os momentos reverencia o parceiro, a quem chama de “irmão”.

Um dos momentos mais emocionantes, após a perda do parceiro, é a homenagem que Daniel faz ao seu companheiro durante um show no Olympia, em 1997.  Daniel canta e toca a música Estou Apaixonado – maior sucesso da dupla – ao lado de um banquinho vazio, enquanto, em uma gravação, pode ser ouvida a voz de João Paulo.

O cantor Daniel falou sobre a perda do companheiro de dupla, João Paulo.

“É uma sensação absurda, uma coisa indescritível que se passa dentro do coração. Não sei dizer ao certo como encontrei forças para superar aquilo, para recomeçar. A primeira idéia era a de parar, com certeza”, afirmou durante o programa “Ensaio”, que foi exibido pela TV Cultura neste domingo (12).

“Acredito que muita gente que não acompanhava o nosso trabalho passou a acompanhar. E muitas pessoas que acompanhavam deixaram de fazê-lo por gostar, talvez, da opção em dupla. É muito diferente cantar sozinho. Você não dividir responsabilidades, não ter o seu parceiro do lado, não ter uma segunda voz”, analisou.

Ele também não mediu elogios ao pai, José Camilo. “Eu vejo nele um espelho para mim. Além de pai, conselheiro. Ele me passou o seu caráter e me ensinou que ser decente não custa nada”. Na atração o cantor Daniel cantou 19 músicas, incluindo sucessos como “Adoro amar você”, “Moreninha Linda”, “Estou apaixonado” e “Eu me amarrei”.

Fonte: Porteira do Brasil/Revista Quem

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial