A 20ª Avaliação Nacional de Vinhos reuniu em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, no último final de semana apreciadores da bebida de todo o país e premiou os 16 produtos mais representativos da safra 2012.
Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o encontro ocorre desde 1993 e serve como parâmetro para a evolução dos vinhos brasileiros.A edição contou com 850 apreciadores de 20 Estados e de oito países. A avaliação e seleção das premiadas ocorreu entre os dias 10 e 31 de agosto, no laboratório de análise sensorial da Embrapa Uva e Vinho por 120 especialistas.
Nesta edição, 70 vinícolas de sete Estados inscreveram 387 amostras. No sábado, dia 29 de setembro, os apreciadores puderam degustar os 16 melhores, em análises às cegas. O presidente da ABE, o enólogo Christian Bernardi, enfatizou em seu discurso o trabalho dos produtores e a conquista da Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos.
— É o fechamento de um trabalho que inicia lá na safra, onde as vinícolas elaboram seus vinhos. Esses vinhos passam por uma avaliação técnica bastante restritiva para que um grupo de mais de 100 enólogos possa extrair da safra de uva no Brasil, quais são os vinhos que melhor representam a qualidade, expressão e as características do nosso setor — afirma Bernardi.
No final do encontro, integrantes da Escola de Samba paulista Vai-Vai se apresentaram no encontro. A agremiação exibirá a história e encantos dos vinhos brasileiros como tema do samba-enredo do Carnaval 2013.
Confira os 16 vinhos vencedores:
Categoria: Vinho Base Para Espumante
1. Vinho Base Espumante – Chardonnay – Domno Do Brasil
2. Vinho Base Espumante – Chardonnay/Pinot Noir – Vinícola Miolo
3. Vinho Base Espumante – Chardonnay/Pinot Noir – Vinícola Geisse
Categoria: Branco Fino Seco Não Aromático
4. Chardonnay – Luiz Argenta Vinhos Finos
5. Chardonnay – Vinícola Góes & Venturini
6. Chardonnay – Cooperativa Vinícola Nova Aliança
7. Chardonnay – Basso Vinhos e Espumantes
Categoria: Branco Fino Seco Aromático
8. Moscato Bianco R2 – Vinícola Perini
Categoria: Tinto Fino Seco Jovem
9. Gamay – Vinícola Salton
Categoria: Tinto Fino Seco
10. Teroldego – Don Guerino
11. Merlot – Vinícola Almaúnica
12. Cabernet Sauvignon – Guatambu Estância do Vinho
13. Cabernet Sauvignon – Cooperativa Vinícola Aurora
14. Marselan- Casa Valduga
15. Tannat – Antonio Dias Vinhos Finos
16. Tannat – Vinícola Almadén
Fonte: Pioneiro e Canal Rural
Foto: Gilmar Gomes, divulgação