A penúltima etapa da Built Ford Tough Series (BFTS) aconteceu neste final de semana, na cidade de Philadelphia, no estado da Pensilvânia. Um fato raro aconteceu nesta etapa, dos 35 competidores, 17 eram americanos, e 18 eram competidores internacionais. Essa foi uma das poucas vezes que o número de estrangeiros ultrapassou o número de americanos em um evento.
O primeiro round foi na sexta-feira, e quem levou a melhor foram os touros, derrubaram 22 cowboys. Apenas 13 tiveram parada. A maior nota da sexta-feira foi de Austin Meier, que ao enfrentar o touro Super Moody West obteve 87,25 pontos. Atrás dele, na segunda posição, dois competidores ficaram empatados com 86,5 pontos, o atual campeão mundial Silvano Alves e Billy Robinson. O americano Shane Proctor garantiu a quarta posição com 86,25 pontos no touro Next Day Air. O campeão mundial de 2004, Mike Lee ficou na quinta posição com 85,75 pontos.
Ao final do round 1, os dez melhores classificados participaram do primeiro short-go, e novamente os touros levaram a melhor, derrubaram 8 competidores. Pela segunda vez na mesma noite, Austin Meier fez a maior nota do round. Ao enfrentar o Party All The Time obteve 88,25 pontos. O outro competidor que parou em seu touro no short-go foi o campeão mundial de 2008, Guilherme Marchi. Ao parar os 8 segundos no touro Firestorm, Guilherme, obteve 87,5 pontos.
O round 3 e a grande final da etapa de Philadelphia foram realizados na noite de sábado. O destaque do terceiro round foi o australiano Jared Farley, que ao montar no touro The Game Changer obteve 88 pontos. A segunda posição ficou com o brasileiro Marco Eguche, que conseguiu 87,5 pontos no touro I’m Back. Renato Nunes ficou em terceiro no round com 87,25 pontos. A quarta posição ficou com Brendon Clark que obteve 87 pontos a bordo do Mr. Slim. O atual líder do Rookie Of The Year, Chase Outlaw, obteve 86,25 pontos ao montar no Peanuts e ficou em quinto.
Dez competidores entraram na grande final em Philadelphia, e apenas 3 competidores pararam. Na última montaria da noite, o americano Austin Meier obteve 90,25 pontos, a maior nota do evento, a bordo do touro Cooper Tires How We Roll, totalizou 351,75 pontos e terminou o evento em primeiro lugar. Austin e Guilherme Marchi foram os únicos dois competidores invictos da etapa, pararam em todos os touros.
O campeão mundial de 2008, Marchi, conseguiu 89,75 pontos ao montar no touro Flint, totalizou 344 pontos e ficou com o segundo lugar. Valdiron de Oliveira também parou na grande final, garantiu 88,5 pontos no David’s Dream, e terminou em terceiro lugar com 242,5 pontos. Jared Farley terminou em quarto com 173 pontos. Marco Eguche ficou em quinto lugar com 172,25 pontos.
O touro Asteroid, que concorre ao título de melhor touro do mundo em 2012, recebeu mais uma vez uma fivela de melhor touro. Ao derrubar o competidor Mike Lee foi avaliado em 46 dos possíveis 50 pontos.
Em relação à disputa do título mundial, Silvano Alves terminou em sexto lugar na etapa e continua como líder no ranking. Ele está 879,25 pontos à frente do segundo colocado, que agora é o brasileiro Valdiron de Oliveira. Com o bom desempenho na etapa, Valdiron ultrapassou LJ Jenkins que parou em apenas um touro dos 2 que montou essa semana.
A última e próxima etapa da Built Ford Tough Series 2012 antes da Final Mundial nos Estados Unidos será a Cooper Tires Invitational, que irá acontecer entre os dias 12 e 13 de outubro, na cidade de Columbus, no estado de Ohio.
Por Gustavo Carvalho
Fonte: PBRNow