Morreu na manhã desta quarta-feira (20 de janeiro de 2016) aos 84 anos, vítima de infarto, um dos mais importantes compositores que a música sertaneja já conheceu, Benedito Seviéro.
Benedito Onofre Seviéro, nasceu em 20 de outubro de 1931 na cidade de Boa Esperança do Sul, no interior do estado de São Paulo. Reconhecido como um dos grandes compositores populares dos últimos tempos, Benedito Seviéro começou compor aos 16 anos e ao longo da sua carreira ultrapassou 2.000 músicas gravadas e regravadas, com mais de trezentos intérpretes como:
Tião Carreiro e Pardinho, Milionário e José Rico, Bruno e Marrone, MatoGrosso e Mathias, César Menotti e Fabiano, Joaquim e Manuel, Trio Parada Dura, João Mineiro e Marciano, Chitãozinho e Xororó, Jorge e Mateus, Victor e Leo, Luan Santana, Michel Teló, Teodoro e Sampaio, Duduca e Dalvan, entre tantos outros.
Seu maior sucesso, Boate Azul, já acumula mais de 100 gravações e regravações. Ainda sobre a música, uma curiosidade; a canção foi escrita em novembro de 1963, mas devido a ditadura de abril de 1964, ela foi censurada e proibida sua comercialização, sendo liberada somente em 1980, já no final da Ditadura Militar.
Assista abaixo Boate Azul (Benedito Seviéro e Tomaz) nas vozes de Joaquim e Manuel
Entre os sucessos já citados de Benedito Seviéro destacam-se também Espuma de Cerveja (Gian e Giovani), Mulher Boa (Teodoro e Sampaio), Som de Cristal (Joaquim e Manuel), Último Adeus (Trio Parada Dura).
A morte de Benedito Seviéro é mais uma grande perda pra música sertaneja.
O velório de Benedito Seviero irá acontecer hoje (20), a partir das 19:00hs. O sepultamento será amanhã (21/01), às 10 horas da manhã, no Cemiterio de Camilópolis em Santo André (SP).
Por: Andre Ortega com informações de Sandra Cristina Peripato