Rionegro e Solimões: a maior verdade do primeiro de abril
Contrariando as piadinhas que ouvimos em todo primeiro dia do mês de abril, Rionegro e Solimões é aquela mentira que virou verdade. É nesta data que os sertanejos completam 31 anos de carreira levando nas costas o lema: “Bote um sorriso na cara e mande embora a solidão”. E foi assim, levando alegria ao povo que se tornaram uma das duplas mais respeitadas do Brasil, colecionando números extremamente satisfatórios.
A ligação dos cantores com o 1° de abril é bem forte. Foi em 1989 que eles lançaram o primeiro LP de carreira, que levava apenas o nome da dupla. De lá pra cá, a caminhada foi seguida de sucessos e glórias, conquistadas merecidamente em uma carreira consolidada, com muito amor e dedicação. E por incrível que pareça, o primeiro DVD dos artistas também foi gravado em primeiro de abril.
Comemorando 31 primaveras, é o tipo de dupla que agrada desde aquela criancinha que começa a descobrir as notas musicais até as pessoas que alcançam a melhor idade. Não tem uma faixa etária específica para curtir clássicos populares como “Peão Apaixonado”, “Frio da Madrugada”, “A gente Se Entrega”, “De São Paulo a Belém”, entre tantas outras canções que marcaram e ainda marcam a vida das pessoas.
Quem nunca cantou uma melodia dos artistas em um karaokê, que atire a primeira pedra. “Na Sola da Bota”(abaixo) é um desses clássicos do cancioneiro popular que está na boca de todos os brasileiros, de norte a sul do país. “Ela foi lançada originalmente em 2003 e de lá pra cá conquistou todos. É sucesso em festa de rodeio, festa de criança e até em velório eu já ouvir tocar”, diverte-se Solimões.
O carimbo de todo esse sucesso vem com os números do YouTube – com os inúmeros perfis que publicaram os clipes da música “Na Sola Da Bota”, a faixa ultrapassa a impressionante marca de 20 milhões de views. “O povo publica vídeo gravado ao vivo pelo celular de algum show nosso, de coreografia feita pelas criancinhas em festa infantil e até videoaula ensinando os acordes na gaita. Esse é o maior presente que um artista pode ter. Esse reconhecimento popular não tem preço”, analisa o primeira voz.
Mas, engana-se quem pensa que Rionegro e Solimões tem apenas esses grandes hits ao longo da carreira. Entre coletâneas e registros de sucesso, somam mais de 300 músicas gravadas , 19 CDs e 4 DVDs. A dupla já subiu ao palco mais de 7.000 vezes, vendeu mais de 13 milhões de cópias e bateu recorde de público em festas de peão. Como reconhecimento, recebeu dezenas de discos de ouro, prata, platina e platina dupla. Alguns de seus sucessos fizeram parte da trilha sonora das novelas Laços de Família (“Peão Apaixonado”, 2000), Cabocla (“Floresce”, 2004), América (“Na Sola da Bota”, 2005) e A Favorita (“Vida Louca, 2008). “Ultrapassamos 3 décadas de estrada. O artista precisa ter a percepção do que está acontecendo na atualidade e se reinventar quando for necessário. Graças a Deus, meu parceiro e eu conseguimos ter esse olhar crítico e por isso estamos na ativa até hoje”, analisa Rionegro.
Confira abaixo o sucesso “Na Sola da Bota” – Rionegro e Solimões: a maior verdade do primeiro de abril
Obra completa de Rionegro e Solimões – incluindo coletâneas, trabalhos ao vivo e DVDs:
1989 – Samba e Cachaça
1991 – Primeiro Vento
1993 – Meu Amor
1995 – Sonhei
1997 – Peão Apaixonado
1998 – O Amor Supera Tudo
1999 – De São Paulo À Belém
1999 – Bate o Pé
2000 – Bailão do Rionegro e Solimões
2000 – Bate o Pé – Ao Vivo
2001 – Só Alegria
2002 – Ensaio Acústico
2003 – Na Sola da Bota
2004 – De Bem com a Vida
2005 – O Grito da Galera
2005 – Clube do Batidão
2006 – Do Jeito da Gente
2008 – Arrastão
2011 – Virou Festa
2013 – O Cowboy Vai Te Pegar
2017 – Sucessos de Hoje
2018 – Deus Abençoou